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Fundo de Saúde do Exército (FuSEx)

Dúvidas frequentes sobre o FuSEx

01) Como proceder para obter as informações sobre a relação dos gastos que geraram o desconto em um mês ou quando há dúvida a respeito de descontos do FUSEx, em contracheque e onde foram realizados os atendimentos?
Em caso de dúvidas, consulte as guias de encaminhamento expedidas em seu nome no endereço eletrônico da internet http://www2.dgp.eb.mil.br/encaminhamento/enc_usuario_entrada.asp. Caso encontre alguma despesa que não reconheça, necessite outras informações ou, ainda, haja necessidade de impressão de uma das guias, dirija-se à UG emitente (hospital, posto médico ou OM). O beneficiário pode, ainda, acompanhar a situação das despesas do FUSEx pela sua ficha financeira, disponível na internet, no endereço eletrônico http://dap.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE, no link Consulta à Ficha Financeira do FUSEx .

02) Como obter informações sobre o ressarcimento de despesas, como fazer a documentação, etc.?
O ressarcimento de despesa deverá atender ao que prescreve o capítulo V das IR 30-38 e Capítulo II das IR 30-40.

03) Qual o procedimento para acessar a ficha financeira do FUSEx de pensionista de militares?
A consulta à ficha financeira do FUSEx pode ser feita na, no endereço eletrônico http://dap.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE, no link Consulta à Ficha Financeira do FUSEx .

04) Como proceder para obter o saldo devedor do FUSEX, para fins de conferência?
Consulte a Ficha Financeira na página da DAP na internet, no endereço eletrônico http://dap.dgp.eb.mil.br , na guia SEÇÕES/FUNDO DE SAÚDE ou guia Acesso aos Programas e Relatórios da DAP, no link Consulta e Sistemas DAP.

05) Como proceder para excluir um dependente que não mais faz jus a situação de dependente do FUSEx?
Participar o fato à sua OM ou SIP de vinculação, para que a mesma tome as medidas administrativas necessárias à exclusão.

06) Como proceder até o recebimento do cartão do FUSEx de um dependente, anteriormente solicitado?
Até o recebimento do Cartão do FuSEx, a OM ou SIP deverá fornecer uma declaração provisória para eventuais atendimentos. Após a inclusão no BID On Line, a OM imprime o cartão, valida com a marca d’água no local apropriado e faz a entrega mediante assinatura no livro de protocolo.

07) Que medidas administrativas deve tomar um usuário militar antes de se deslocar a uma Gu diferente da sua, quanto à situação de atendimento médico hospitalar?

O militar estará realizando CAS na Gu de Cruz Alta-RS e a família ficará em outra Gu (Itaqui-RS), diferente da sua atual Gu (Rio de Janeiro-RJ), durante todo o período do curso. É necessário solicitar autorização ou informar o atendimento de meus dependentes naquela Gu, visto o repasse de recursos e a Gu não possuir OMS?
Desde que o militar esteja cadastrado no sistema CADBEN-FUSEx e seus dependentes possuam o cartão de beneficiário, a apresentação do cartão, ou da declaração provisória, permitirá o atendimento. Como a Gu de Itaqui não possui Organização Militar de Saúde (OMS), os dependentes deverão procurar a UG FUSEx da guarnição para serem atendidos ou encaminhados para OCS, PSA ou OMS de outra guarnição.

08) É possível ao militar da ativa pedir exclusão do FUSEX, deixando de descontar para o referido fundo?
Não é possível. Por força de Lei é uma contribuição obrigatória, prevista no art. 15 da MP 2.215-10, de 31 Ago 01.

09) Tratamentos ortodônticos são cobertos pelo FuSEx?
Sim. Conforme abaixo (Anexo A - IR30-38):
Indenização 20%
- Tratamento ortodôntico, incluindo manutenções, até a idade de 16 (dezesseis) anos, inclusive.
Indenização 100% (sujeitos a parecer da Comissão de Ética Médica do HGeS)
- Tratamento ortodôntico, incluindo manutenções, acima de 16 (dezesseis) anos e somente nos seguintes casos:
1) discrepância ósseo-dentária no arco inferior ou superior, igual ou superior a oito milímetros (falta do espaço ou apinhamento dental);
2) sobre mordida (over-bite) exagerada, nos casos em que houver interferência dos dentes anteriores na mucosa do maxilar superior;
3) transpasse horizontal (over jet) no arco superior em relação ao arco inferior, igual ou superior a dez milímetros;
4) mordida cruzada anterior.

10) Após o atendimento médico de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA o que devo fazer?
O paciente ou o responsável deverá em até 02(dois) dias úteis, informar o atendimento na unidade do FuSEX mais próxima, caso não o faça, arcará com 100% das despesas médicas, conforme Art 19 e 20 da Portaria nº 048-DGP, 28 Fev 08 – IR30-38.
LINKS ÚTEIS

IG FuSEx
http://www.dsau.eb.mil.br/index.php/2020-07-15-09-54-41/category/543-ig-fusex#

RESSARCIMENTO E RESTITUIÇÃO FuSEx
http://www.dsau.eb.mil.br/index.php/2020-07-15-09-54-41/category/552-ressarcimento-e-restitucao-pelo-fusex

MEDICAMENTO ALTO CUSTO
http://www.dsau.eb.mil.br/index.php/2020-07-15-09-54-41/category/545-medicamento-de-alto-custo

CADASTRO BENEFICIÁRIOS DO FuSEx
http://www.dsau.eb.mil.br/index.php/2020-07-15-09-54-41/category/533-cadastro-de-beneficiarios-do-fusex

FORMULÁRIOS ÚTEIS
FuSEx não possui nenhum para preenchimento do usuário.

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