Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gabinete de Identificação > SiCaPEx > Serviços > Projeto Soldado-Cidadão - Qualificando jovens
Início do conteúdo da página

Projeto Soldado-Cidadão - Qualificando jovens

O que é o Projeto Soldado-Cidadão?

Tem por finalidade fornecer uma qualificação profissional para aos militares das Forças Armadas, permitindo, aos que serão licenciados por término do tempo de Serviço Militar, concorrerão ao mercado de trabalho em melhores condições.

Histórico

Em 2002 – Teve sua origem, com o Projeto Qualificação de Mão-de-Obra, na cidade do Rio de Janeiro, e em razão da antecipação da desincorporação ocorrida naquele ano. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito Federal e a mais sete estados brasileiros.

Em agosto de 2004 – O Governo Federal lançou o “Projeto Soldado-Cidadão” (PSC), inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Nesse ano adquiriu projeção nacional, abrangendo todas as unidades da Federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área (C Mil A). Nessa época, a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), realizava o planejamento das ações, o gerenciamento dos recursos e a supervisão do PSC.

Em junho de 2007 - O Comandante do Exército encarregou o Comando de Operações Terrestre (COTER) da execução e medidas de coordenação e controle, em todas as suas etapas. A FUNCEB, atualmente, não participa do PSC.

Execução do PSC no Estado da Bahia

Após fixado pelo COTER os efetivos de militares contemplados pelo Projeto, a 6ª Região Militar (Coordenador Estadual) nomeia um Oficial representante que efetuará a ligação com o COTER, para realizar todas as atividades necessárias ao planejamento das ações e atos administrativos, objetivando a consecução do PSC. Dentre elas:

  • levantamento de cursos de interesse;
  • distribuição de vagas por município/OM;
  • contratação das entidades de ensino que ofereçam cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, e que proporcionem aos militares a serem desincorporados das fileiras do Exército, a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho.

Os cursos têm carga horária de 160 horas, sendo 140 de assunto específico, 16 de noções de empreendedorismo e 04 de noções de cidadania e estão distribuídos em Fases ao longo do ano de instrução, devendo ser concluído antes do fim da desincorporação, conforme previsão do calendário elaborado pelo COTER.

Como Participar?

Em todas as OM existe um Coordenador designado pelo Cmt OM, o qual é o responsável por realizar todos os procedimentos para inscrição e matrícula dos militares voluntários.

Entidades de Ensino:

  • 51º Centro de Telemática (51º CT);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); e
  • Serviço Nacional de Apendizagem Comercial (SENAC).

Principais Cursos já realizados:

  • Operação de Equipamentos Móveis Industriais (Empilhadeira e Ponte);
  • Panificação e Pizza;
  • Computação Gráfica;
  • Telemarketing;
  • Garçom;
  • Qualificação para Motorista de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos/Condutores de Veículos de Emergência e condutores de Taxi;
  • Movimentação de Cargas e Transporte de Produtos Perigosos;
  • Funilaria e Pintura;
  • Marcenaria Industrial;
  • Profissional em Pintura;
  • Cozinheiro;
  • Manutenção de Redes Telefônicas;
  • Webdesigner;
  • Pedreiro Polivalente;
  • Carpinteiro de Forma e Esquadria;
  • Eletricista de Auto;
  • Mecânico de Auto;
  • Eletricista Predial;
  • Informática Básica e Eletricista Instalador Predial.

Dados estatístico do estado da Bahia (até o ano de 2010, inclusive)

Desde o seu início, em 2006, já capacitou mais de 1.500 jovens e no corrente ano planeja formar mais de 650 militares.

Informações

Telefones: (71) 3320-1884 / 3321-4933

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página