Conf. Exércitos Americanos
CONFERÊNCIA DOS EXÉRCITOS AMERICANOS
A Conferência dos Exércitos Americanos (CEA) é uma Organização Militar de natureza internacional constituída e liderada pelos Exércitos dos Continentes americanos, com a autorização de seus respectivos países, cujos objetivos, estrutura e funções são encontrados nos "REGULAMENTOS DA CONFERÊNCIA DOS EXÉRCITOS AMERICANOS"
A Conferência de Exércitos Americanos (CEA) foi fundada em 1960 como uma organização internacional dos comandantes dos exércitos do hemisfério ocidental. Hoje opera independentemente segundo os regulamentos aprovados pelos comandantes de todos os exércitos membros da CEA.
Os vinte e três (23) Exércitos Membros da CEA são: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbado, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, a República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Os dois Exércitos Observadores da CEA são: Belize e Suriname.
Os dois Observadores Especiais são: Exército Espanhol e o Serviço Nacional de Fronteiras que é dependente do Ministério da Segurança Pública da República do Panamá.
As duas Organizações Militares Internacionais também exercem a função de observadores: A Conferência das Forças Armadas da América Central e A Junta Interamericana de Defesa.
O Exército da Espanha e o Serviço Nacional de Fronteiras da República do Panamá disfruta no status de Observador Especial iniciado em novembro de 2015.
O Serviço Nacional de Fronteiras da República do Panamá disfruta no status de Observador Especial iniciado em novembro 2021
Durante um ciclo de dois (2) anos, a CEA realiza Conferências e Exercícios especializados, que são patrocinados pelos vários exércitos membros, terminando com uma conferência preparatória cujo propósito é revisar os êxitos dos dois anos anteriores e aprovar a agenda para a Conferência de Comandantes da CEA (CCEA).
A CCEA é realizada pelo exército patrocinador do Secretariado Executivo Permanente da CEA (SEPCEA) para aquele ciclo. O patrocínio da SEPCEA se alterna voluntariamente entre os exércitos membros de dois em dois anos. O país patrocinador serve como o quartel-general da CEA, com a responsabilidade de coordenar todas as atividades da CEA e também patrocinar a conferência preparatória e a de comandantes.
Cada ciclo tem um tema obrigatório que foi aprovado pelos comandantes dos exércitos membros durante a conferência de comandantes do ciclo anterior. Esse tema orienta todas as atividades da CEA durante o ciclo de dois (2) anos