Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visita Institucional ao Fórum Ruy Barbosa
Início do conteúdo da página

Visita Institucional ao Fórum Ruy Barbosa

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 13h38 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 16h16

No dia 14 de fevereiro, o Comando da Sexta Região Militar (Cmdo 6ª RM) realizou Visita Institucional ao Fórum Ruy Barbosa, situado no campo da Pólvora, em Salvador.

 

 

 

 

O Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, acompanhado de comitiva composta de oficiais do Estado-Maior do Cmdo 6ª RM e das Assessorias Parlamentar e Institucional foram recebidos pelos desembargadores Lindivaldo Rachid Brito e Baltazar Miranda Saraiva, além da juíza Cenina Saraiva Miranda e do advogado Carlos Augusto Sampaio, os quais abordaram aspectos históricos e curiosidades sobre Ruy Barbosa, o prédio, sua construção e importância.

 

Após a ambientação foi realizada uma visita às instalações, contemplando áreas com o acervo cultural da justiça Baiana, como a linha do tempo, o Tribunal do Juri Advogado Cosme de Farias, o Museu contendo peças e mobiliário histórico, a Galeria de Antigos Desembargadores, a Biblioteca e visita à Cripta onde encontra-se o corpo de Ruy Barbosa, local onde o Cmdo 6ª RM prestou sua homenagem com a deposição de corbélia de flores, reverenciando um dos mais célebres brasileiros de todos os tempos, um patriota à frente de seu tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ruy Barbosa De Oliveira nasceu em Salvador, no ano de 1849. Como cidadão teve decisiva participação em diversos episódios da história de nosso País. Destacou-se por sua participação a convite do Barão do Rio Branco, como delegado, na Conferência da Paz em Haia, cidade da Holanda, no ano de 1907, onde obteve sua consagração mundial defendendo o princípio da igualdade dos Estados evitando, desta forma, estimular a corrida armamentista, recebendo por tal episódio a alcunha de "Águia de Haia". Ruy Barbosa teve papel decisivo na entrada do Brasil na 1ª Guerra Mundial e após o início da mesma ajudou a promover eventos beneficentes para a manutenção da Missão Militar Médica Brasileira, que mobiliou o Hospital de Campanha em Paris.

Foi coautor da Constituição da Primeira República, atuando na defesa do Federalismo, na promoção dos direitos e garantias individuais, sendo ainda o criador da Primeira Bandeira do Brasil Republicano.

Como político foi deputado e senador, defendendo o abolicionismo e sendo opositor do comunismo, o qual julgava ser "a invasão do ódio entre as classes" e uma ameaça à liberdade cristã, sendo ainda contrário à vacinação obrigatória, pois a classificava como possível condutor da moléstia.

No campo do jornalismo e literatura foi diretor do Diário da Bahia, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 10, e autor de obras como o discurso “Oração aos Moços”.

Por seu destacado papel, o Comando da 6ª Região Militar reverencia a memória de Ruy Barbosa por sua importância como advogado, jurista, político, diplomata, jornalista, orador e escritor, servindo de exemplo a toda uma nação.

 

Fotos: Sd EP Rui Beni - Seção de Comunicação Social do Comando da 6ª Região Militar

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página