6ª Região Militar e Escola do Legislativo promovem Trilha Ecológica do Rio Cascão
A 6ª Região Militar, em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador, realizou, neste sábado (15), uma Trilha Ecológica na área de Mata Atlântica localizada no 19º Batalhão de Caçadores, no Cabula. A atividade contou com as participações de representantes da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inema, Embasa, Escola da Defensoria Pública, OAB, membros do projeto Jovens Parlamentares, além de ambientalistas e estudantes de Biologia da UFBA.
A atividade é em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho, e faz parte da política de portas abertas do Comando da 6ª RM, que visa estreitar a relação com a sociedade civil. Após uma exposição sobre a reserva ambiental na área do 19° BC pelo seu Comandante, o Tenente-Coronel Leonardo, os participantes seguiram para a trilha, onde conheceram o Dique Cascão e o Rio Cascão, considerado como uma das águas mais limpas de Salvador. “O rio só está preservado porque está aqui dentro do Batalhão, ele resiste à pressão imobiliária e não recebe dejetos de esgoto clandestino”, disse Solon Fonseca do Inema.
O Rio Cascão é um afluente do Rio das Pedras, tem a sua nascente na área florestal remanescente de Mata Atlântica dentro da área do 19° BC e suas águas são monitoradas frequentemente pela Embasa. No passado, o rio foi represado para abastecimento e captação de água para Salvador, criando assim o Dique do Cascão.
Considerado o pulmão de Salvador, a área verde do 19° Batalhão de Caçadores é uma Unidade de Proteção Ambiental Militar com um acervo ecológico rico em sua fauna e flora. São 285 hectares, sendo 200 hectares só de Mata Atlântica preservada.
Durante a trilha, quatro serpentes da espécie jiboia, oriundas de resgates em Salvador, foram devolvidas à natureza pelo Núcleo de Ofiologia e Animais Pençonhentos da UFBA.
Consciente da importânda com que o tema tem sido tratado e do seu papel, a 6ª Região Militar e suas Organizações Militares desenvolvem ações de preservação, manutenção e recuperação do meio ambiente, implementando projetos socioambientais, cuja finalidade maior é a preservação ambiental para uma vida sustentável.