Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia do ERENEEI tem debates em mesas temáticas com ênfase em inteligência artificial
Início do conteúdo da página

Segundo dia do ERENEEI tem debates em mesas temáticas com ênfase em inteligência artificial

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 11h08 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 11h14

O segundo dia do III Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação -
ERENEEI - reuniu os participantes nesta quarta-feira (19) nas quatro salas temáticas para discutir e apresentar propostas inovadoras sobre os “Desafios e Soluções para Operações Militares e Ações Subsidiárias no Ambiente Semiárido”, tema desta edição.
Saúde, Logística Terrestre, Tecnologias de Interesse da Soberania e Estudos Estratégicos foram os temas de cada uma das salas temáticas.

Pela primeira vez em três edições do ERENEEI, foi utilizada uma metodologia de aprendizagem inovadora durante os debates nas mesas. Trata-se do Jogo de Inovação Join, um projeto desenvolvido há dez anos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à FIEB. Paloma Lima, consultora do IEL e uma das instrutoras das mesas, afirma que a “metodologia é um jogo para criar soluções inovadoras, onde são levantados desafios e problemas, e partir desses problemas são apresentadas as soluções”.

Ao final das discussões e reflexões sobre os temas propostos, um representante de cada mesa temática, sendo a inteligência artificial um dos focos dos trabalhos, apresentou uma carta de intenções. A mesa de saúde trouxe como desafio o combate às superbactérias, com o objetivo de facilitar a produção e o acesso à medicações pela população do semiarido. A mesa de logística apresentou propostas de logística terrestre, energia sustentável e projetos de manufatura, sugerindo a utilização de impressora 3D para a fabricação de peças automotivas para a defesa, além de veículo aéreo não-tripulado para auxiliar na logística militar. Já a mesa de Tecnologia de Interesse da Soberania e Defesa apresentou propostas voltadas para a computação quântica e inteligência artificial, além de propor cursos de inovação em IA, formação de redes de pesquisa, criação de algoritmos de IA autóctones e também soluções para a Internet do Futuro. Por fim, a mesa de Estudos Estratégicos propôs uma constelação satélite para a política de defesa, incluindo uma rede de mobilização nacional da base de defesa.

O encerramento do III ERENEEI acontece nesta quinta-feira (20) com atividades fora do CIMATEC de Piatã. A programação final inclui visitas em fortes históricos, Centro Histórico de Salvador, além de atividades de integração no Centro Marechal Cantuária e visita ao CIMATEC de Camaçari.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página