Visita ao CIMATEC de Camaçari, ao Centro Histórico de Salvador e atividades no CMC encerram o III ERENEEI
Após três dias de extensa programação, debates e apresentação de projetos inovadores para o Seminárido, o III Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação – ERENEEI teve o seu coroamento final nesta quinta-feira (20), com atividade de encerramento no Centro Histórico de Salvador, no Centro Marechal Canuária (CMC), além de uma visita às instalações do CIMATEC de Camaçari. Com o tema “Desafios e Soluções para Operações Militares e Ações Subsidiárias no Ambiente Semiárido”, o objetivo principal do ERENEEI foi desenvolver e ampliar as relações institucionais da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação do Comando Militar do Nordeste (RNEEI/CMNE), difundindo as suas atividades e seus desdobramentos no domínio das relações internacionais vinculadas à Defesa e Segurança, além de problematizar a superação das limitações climáticas e ambientais, dos problemas sanitários e de saúde pública, de deficiência logística e de acesso a produtos e mercados, com a finalidade de melhorar as condições de convivência com a seca por meio de soluções tecnológicas adequadas à realidade do Semiárido brasileiro.
Além de seminários com palestrantes renomados, o ERENEEI teve quatro salas temáticas para discussões e apresentação de novas ideias inovadores para o Semiárido. Saúde, Logística Terrestre, Tecnologias de Interesse da Soberania e Estudos Estratégicos foram os temas de cada uma das salas. Ao final, cada sala apresentou uma Carta de Intenções com propostas de intervenção no Semiárido. Pela primeira vez em três edições do ERENEEI, foi utilizada uma metodologia de aprendizagem inovadora durante os debates nas mesas, o Jogo de Inovação Join, um projeto desenvolvido há dez anos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à FIEB.
Os resultados alcançados pelo evento são considerados positivos pelo Comando da 6ª Região Militar. Mais de 40 instituições do meio militar, produtivo e acadêmico planejaram a execução conjunta do ERENEEI, apresentando demandas e fomentando o debate sobre os desafios da defesa nacional e estabelecendo novas reuniões de aproximação futura. O evento contou com mais 365 inscritos e a participação de cerca de 100 militares. 80 colaboradores dos parceiros trabalharam na Expofeira. A expetctativa é que a próxima edição do ERENEEI aconteça ainda no segundo semestre deste ano.