Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 6ª Região Militar destaca trajetória de um dos últimos veteranos da 2ª Guerra e lamenta sua morte
Início do conteúdo da página

6ª Região Militar destaca trajetória de um dos últimos veteranos da 2ª Guerra e lamenta sua morte

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 17h05 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 17h09

O Comando da 6ª Região Militar lamenta profundamente o falecimento de Ricarte da Costa Pestana, um dos últimos militares baianos do Exército Brasileiro que combateu na 2ª Guerra Mundial. Natural de Nazaré das Farinhas (BA), aos 19 anos Ricarte vestiu a farda da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e embarcou para a Itália, numa trajetória de bravura e dedicação, integrando com êxito as tropas pela conquista do Monte Castello. Exímio atirador de metralhadora, juntou-se ao 11º Regimento de Infantaria para lutar pelo Brasil em terras estrangeiras. “Fiz o curso de metralhadora, passei em 2º lugar em todo o Brasil, para você ver a vontade que eu tinha. Aí, foi formada a Companhia de Metralhadora”, disse o veterano para uma reportagem no ano passado. Aos 103 anos de idade, o nosso Pracinha Ricarte faleceu na última quarta-feira (26) na capital baiana.

Durante toda a sua trajetória pós-guerra, o Exército Brasileiro rendeu-lhe diversas homenagens, além do governo da Itália. O Comando da 6ª Região Militar sempre o reverenciou; realizou cerimônias com a banda militar em sua residência em seus aniversários, o recebia como convidado especial dos principais eventos militares na Guarnição.

Após deixar a Força Terrestre, Ricarte trilhou uma vida civil de sucesso. Foi diretor da Escola do Senai em Dendezeiros, estudou no Rio de Janeiro Estatística, sendo em seguida diretor do Departamento de Estatística da Bahia (DE). Nesse período ensinava no Senai, onde logo se tornou diretor da instituição. Na sua trajetória ainda consta formação em Psicologia na USP e ensino na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Toda esta biografia ímpar credencia o nosso Pracinha Ricarte a entrar na galeria dos inesquecíveis do Exército Brasileiro, e mais precisamente da Família Militar da Região Marechal Cantuária. Por todos os seus feitos, por todos aqueles que tiveram a grande honra de lutar ao seu lado, rendemos aqui a nossa completa gratidão e admiração a Ricarte da Costa Pestana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página