Militares da 6ªRM que irão para a Operação Acolhida são homenageados com formatura
A 6ª Região Militar realizou nesta sexta-feira (19) uma formatura solene para a despedida de 44 militares de diversas OM da Guarnição que irão para missão humanitária na Operação Acolhida, na divisa com a Venezuela. No total, 12 OM da 6ª RM enviarão militares para a missão. Representantes do 19° BC, 35º BI, 6º BPE, 1º Cia Inf, 6º CGCFEx, 6º D Sup, Cia de Comando/6, ESFSEx, HGeS, Pq R Mnt/6, 28° BC, além do próprio Comando da 6ª Região, desembarcam em Boa Vista, capital de Roraima, a partir da semana que vem. A formatura desta sexta também foi em alusão ao Dia do Veterano, comemorado nesta quinta-feira (18).
Na semana passada, o Comando da 6ª RM já havia iniciada as instruções para os militares que irão para o terreno em Boa Vista. Na ocasião, a Seção de Serviço Social – SAS/6 realizou palestras e entrevista social com os 44 militares escalados para a missão, cujo objetivo foi identificar a situação social de cada um deles, principalmente dos seus dependentes e familiares que ficarão até o regresso de Boa Vista, em janeiro de 2025.
A Operação Acolhida é uma ação do Ministério da Defesa, com o apoio do Exército, que visa organizar e controlar o fluxo migratório intenso de venezuelanos na fronteira entre os dois países. Criada em 2018, com o objetivo de garantir atendimento aos refugiados e migrantes venezuelanos, a Operação consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dessas pessoas, em situação de vulnerabilidade.
Fotos: Sd Ev Sotero e Sd Ev Augusto - Seção de Comunicação Social do Comando da 6ª Região Militar