Forte de Santa Maria recebe estudantes para observação das baleias-jubarte
O Forte de Santa Maria, localizado no Porto da Barra e sob a responsabilidade da 6ª Região Militar, recebeu entre os dias 29 e 30 de julho cerca de 80 estudantes da rede municipal de ensino de Salvador. A visita integra a programação do Projeto Baleia Jubarte, que visa observar os mamíferos aquáticos que chegam às águas mornas da Baía de Todos-os-Santos para a temporada anual de acasalamento.
Além do Forte de Santa Maria, os estudantes da Escola Municipal Luís Anselmo e da Escola Municipal Roberto Correia também estiveram no Museu Náutico (Farol da Barra) para observar as baleias. As Atividades no forte administrado pelo Exército são coordenadas pela Assessoria Cultural da 6ª Região Militar.
A temporada de aparição da baleia jubarte aconteceu mais cedo este ano em Salvador. Geralmente elas são vistas entre julho e outubro, mas desde o final de maio já tinha sido registrada a sua presença na Baía de Todos-os-Santos. Neste período, as fêmeas procuram águas mais quentes e calmas para a procriação da espécie.