Público lota as ruas do Centro de Salvador para prestigiar o Desfile do 7 de Setembro
As comemorações cívicas e militares pelos 202 anos da Independência do Brasil foram marcadas pela ampla participação popular em Salvador, tanto na plateia quanto na apresentação do próprio desfile, com cerca de 25 grupos civis, dentre escolas e entidades culturais. Quase seis mil militares em 90 frações das Forças Armadas e demais forças de segurança passaram pela avenida 7 de setembro neste sábado (7), demostrando o espírito de corpo das tropas e empolgando o público com a vibração dos militares em ordem unida.
Organizado este ano pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando da 6ª Região Militar, a cerimônia iniciou por volta das 7h30 da manhã, com a revista à tropa por parte do Comandante da 6ª Região Militar, o General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro. Em seguida, aconteceu o hasteamento das bandeiras do Pavilhão Nacional com as autoridades civis e militares. Neste ano, além dos 202 da Independência do Brasil, o desfile também rememorou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, quando as nossas tropas desembarcaram no teatro de operações da Itália durante a 2ª Guerra Mundial.
O Dia da Independência, feriado nacional, é comemorado anualmente em todo o território nacional, conforme o disposto da Lei nº 5.571, de 28 de novembro de 1969, por meio do Ministério da Educação, em coordenação com as Secretarias de Educação dos Estados e Prefeituras Municipais. Em Salvador, Marinha e Exército revezam a cada ano a organização do desfile.
As comemorações populares na data da Independência do Brasil reforçam a crença em nossos valores cívicos, éticos e morais que compõem a história do nosso País e do nosso povo. Comemorar os 202 anos da nossa Independência e os 80 anos da FEB é reafirmar o orgulho de pertencimento a uma Nação democrática e soberana.
Fotos: Cel LUSTOSA