Primeira fase da prova do Instituto Militar de Engenharia acontece em Salvador
A aplicação das provas da primeira fase do Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME) aconteceu sem intercorrências em Salvador, neste domingo (29). O exame foi aplicado em todo o Brasil e na capital baiana aconteceu no Colégio Militar de Salvador, sob a coordenação do Comando da 6ª Região Militar.
A operação de logística para a prova foi organizada pela Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF), presidida pelo Major Fábio Figueiredo Nascimento, e contou com a participação de nove Organizações Militares da Guarnição de Salvador, que recebeu a inscrição de 105 candidatos do sexo masculino e feminino. No total, o concurso oferece 98 vagas para concorrentes de todo o país.
Diogo Ferraz de 18 anos é um deles. Ele veio de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, especialmente para fazer a prova do IME na capital. Para ele, fazer parte da escola é uma honra. “É a melhor instituição para engenharia no Brasil”, diz o jovem que pretende cursar engenharia mecânica.
O Instituto Militar de Engenharia, localizado no Rio de Janeiro, é o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia, voltado para o emprego militar e pesquisa básica, tendo como finalidade formar recursos humanos para atender às necessidades da Força. É a primeira escola de engenharia das Américas e a terceira do mundo, tendo sua origem em 1792.