Segunda fase da Operação Guararapes realiza exercícios urbanos em Entre Rios
Após uma série de atividades nos últimos dias em zona de mata, a Operação Guararapes iniciou a sua segunda fase em ambiente urbano. Nos trechos da cidade de Entre Rios (BA), o Batalhão Marechal Cantuária realizou ações táticas com Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Posto Sensível Estático (PSE) e Operações de Controle de Distúrbios (OCD). O objetivo da atividade desta segunda fase é adestrar a tropa para o emprego em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Na manhã deste sábado (9), pelotões realizaram a simulação de um exercício de controle de tumulto em áreas sensíveis para a sociedade, que são os pontos de abastecimento e distribuição de água e energia, locais de grande poder de ataque inimigo durante um conflito real. Essa Operação de Controle de Distúrbios é realizada também em contexto de operações de pacificação, quando o Exército é empregado após outros instrumentos do Estado terem se mostrado ineficazes para deter uma ameaça da turba. Também neste sábado, os militares bloquearam algumas rodovias de Entre Rios para revista e fiscalização de veículos.
A Operação Guararapes 2024 segue até a próxima segunda-feira (11) com as atividades de treinamento das tropas de Salvador, Feira de Santana, Paulo Afonso e Aracaju. Neste domingo (10), uma grande Ação Cívico-Social (ACISO) acontece em praça pública de Entre Rios, quando médicos e dentistas do Exército farão atendimentos gratuitos à população.