Projeto da 6ª Região Militar busca recolocar reservistas no mercado de trabalho
Uma iniciativa inédita da 6ª Região Militar está ajudando militares reservistas no reingresso ao mercado de trabalho. A 1ª Feira de Empregabilidade Verde - Oliva aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro em Salvador, reunindo 15 empresas e organizações dos diversos setores, ex-militares que serviram ao Exército Brasileiro e militares que estão no último ano do serviço temporário.
É o caso de Carla Alcântara de Sá Barreto, que após cumprir oito anos de serviço temporário, como tenente, foi licenciada e hoje foi à feira buscar uma recolocação no mercado de trabalho. “Os militares eles têm o deferencial, a questão da responsabilidade, do cumprimento das missões, então acredito que essa iniciativa pode ajudar muita gente”, revelou a reservista.
Já o soldado Bruno Santana, que estava seu no último dia de trabalho no Exército, pensa da mesma forma: “Eu realmente estou procurando emprego, então eu vim aqui para a feira porque é mais uma possibilidade, abre margens para eu ser empregado novamente”, contou.
O evento iniciou nas instalações do Colégio Militar de Salvador com a palestra " preparando para o mercado de trabalho" apresentada pelo professor Afonso Monteiro, do IEL, e prosseguiu no Centro Marechal Cantuária com a participação das empresas, tornando-se uma excelente oportunidade para o público alvo se candidatar a vagas disponíveis no mercado e se cadastrarem no banco de dados das 15 empresas que participaram do evento.
Senai Cimatec, Top Engenharia, Consiste Consultoria e Sistemas, Novavia Mineração, Barbosa Barbosa & Cia, RGC Assessoria de Investimento, Instituto Cultural de Educação Técnica da Bahia, Vento Sul Engenharia, Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, Tecnosonda, Coliseu Bar e Restaurante, Top Engenharia, Limpack e Santo Forte Construções, além do Grupo Weu Soluções Integradas compareceram ao evento da 6ª Região Militar.
Marcos Vinícius Fonseca, da Consiste Consultoria e Sistemas, aproveitou a oportunidade para buscar talentos para a sua empresa. Ele destacou o perfil do militar do Exército: “Uma coisa mágica que toda empresa precisa: disciplina. Sem disciplina a gente não consegue nada, sem disciplina não chega, sem disciplina você não continua, e disciplina está na veia dos militares”, salientou.
A iniciativa da 6ª Região Militar faz parte das diretrizes institucionais do Exército Brasileiro com o intuito de promo ver a responsabilidade social com os homens e mulheres que anualmente deixam a Força Terrestre após o serviço temporário. A proposta tem se estendido às OM subordinadas à 6ªRM. Nesta semana, o 35° Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana, também realizou a Feira de Empregabilidade e o 28° BC, em Aracaju realizará um evento com o mesmo propósito em 2
5 e 26 de fevereiro.