Certificação dos Cursos do Projeto Soldado Cidadão no âmbito da 6ª Região Militar
No dia 20 de fevereiro, o Comando da 6ª Região Militar realizou a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes do Projeto Soldado Cidadão (PSC) realizados pelos militares temporários das Organizações Militares subordinadas/vinculadas à 6ª Região Militar na guarnição de Salvador.
A referida cerimônia foi realizada no auditório do Colégio Militar de Salvador e contou com a presença do Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, da Senhora Deputada Federal Rogéria Santos, “patrocinadora das capacitações em questão”, do Gerente Regional do SENAI-BA, Senhor Marcelo Azoubel, dos Comandantes das Organizações Militares do Exército em Salvador, do Pastor Jefferson Felipe, responsável pelo trabalho social nas unidades de forças policiais da igreja Universal, e demais convidados.
O Projeto Soldado Cidadão tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo aos que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar, concorrerem ao mercado de trabalho em melhores condições.
Fruto da sensibilização e apoio da Deputada Federal Rogéria Santos, que destinou, ano passado, uma emenda parlamentar para a formação técnica de militares, a 6ª Região Militar conseguiu capacitar mais de 300 (trezentos) cabos e soldados nas guarnições de Salvador, Feira de Santana e Barreiras.
Em Salvador foram mais de 140 militares contemplados com os cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico eletricista de automóveis, mecânico de motor diesel, mecânico de refrigeração e climatização residencial, mestre de obras e montador/reparador de computador. Todos esses cursos profissionalizantes em Salvador foram contratados juntos ao SENAI-BA, um parceiro antigo da 6ª Região Militar nessas capacitações.
Nas cidades de Barreiras e Feira de Santana, onde estão o 35° Batalhão de Infantaria e o 4° Batalhão de Engenharia de Combate, respectivamente, mais de 160 militares também foram contemplados com cursos, tais como: condutores de veículos de passageiros, condutores de veículos de emergência, eletricista de rede de distribuição, cargas indivisíveis, instalação/manutenção de AC, treinamento de trabalho em altura, Autocad 2D aplicado a construção civil, rotinas básicas de estoque, técnicas para o serviço de garçom, técnicas básicas de panificação e camareira.
Na oportunidade, a ilustre Deputada externou a sua satisfação em contribuir com a emenda para viabilizar essa formação profissional e reafirmou seu compromisso com a qualificação dos nossos jovens e o fortalecimento do seu papel na sociedade.
Essa qualificação profissional e os valores repassados na caserna a esses militares possibilitarão a eles melhores condições de concorrer ao mercado de trabalho. Segundo o General Ribeiro, cada militar licenciado que conseguir sua inserção no mercado em questão, será um ganho social a mais para o Exército, para a Bahia e para o Brasil.