6ª Região Militar presta homenagem aos 80 anos da Tomada de Monte Castello
Um dos eventos mais icônicos para o Exército Brasileiro, a passagem pelos 80 anos da Tomada de Monte Castello foi celebrada nesta sexta-feira (21) pela 6ª Região Militar, Região Marechal Cantuária, com a realização de um grande ato solene em praça pública. O local não poderia ser mais simbólico: a Praça dos Ex-Combatentes, localizada em frente ao Centro Marechal Cantuária (CMC), onde uma placa homenageia os 686 militares baianos que partiram para a operação na europa e destaca os 11 bravos militares mortos em combate.
Tropas das Organizações Militares (OM) da guarnição de Salvador entraram em forma para reverenciar àqueles que durante a 2ª Guerra Mundial demostraram elevado grau de bravura e patriotismo para lutar pela liberdade mundial no teatro de operações no exterior.
Presidindo a cerimônia, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, ratificou a importância de se reverenciar os eternos pracinhas, os heróis da pátria. O General Ribeiro ainda destacou todo o esforço que a tropa brasileira precisou ter para superar as adversidades durante operação da Tomada de Monte Castello, sobretudo a superação ao extremo frio do inverno congelante da Itália, combatendo assim ao nazifascismo.
A conquista de Monte Castello foi uma das mais árduas batalhas enfrentadas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Campanha da Itália. Por isso, o dia 21 de fevereiro de 1945 será sempre lembrado em honra aos nossos eternos pracinhas. Trata-se de um dos mais gloriosos feitos que marcou a história do Exército Brasileiro e contribuiu para a retirada das tropas alemãs do território italiano.