6ª Região Militar atua diariamente na Operação Carro-Pipa
Durante todo o ano, a 6ª Região Militar executa a Operação Carro-Pipa , a fim de administrar a entrega de água potável à população do semiárido nordestino.
A operação abrange os estados da Bahia e de Sergipe, alguns municípios de Pernambuco, o sul do Piauí e o norte de Minas Gerais. Desde 1998, o Exército Brasileiro, assumindo a responsabilidade de contratar “pipeiros” para transportar água dos mananciais indicados pelas Prefeituras até as localidades de maior gravidade identificadas pelos órgãos municipais, coordena também as equipes de militares para a fiscalização do serviço prestado e a observação da qualidade da água.
O credenciamento dos “pipeiros” é realizado pelas Organizações Militares Executadoras que, na Bahia, correspondem ao 19º Batalhão de Caçadores, 28º Batalhão de Caçadores, 35º Batalhão de Infantaria, 4º Batalhão de Engenharia de Construção e 1ª Companhia de Infantaria. Em Sergipe, essa função é administrada pelo 28º Batalhão de Caçadores.
No total, 181 municípios são atendidos em toda a Bahia e 1.255 “pipeiros” contratados estão em execução, distribuindo água para 896.917 habitantes da região. Em períodos de grande seca, cerca de 1.300 “pipeiros” já foram contratados para entregar água potável a mais de 900 mil pessoas somente no estado da Bahia. Todos os dias, com o apoio das equipes de coordenação nos quartéis, mais de 100 militares percorrem as cidades com o propósito de fiscalizar e garantir que a água distribuída esteja sendo destinada com eficácia à população necessitada.
Fotos: Tenente Carvalho (Cmdo 6ª RM), Sargento Everaldo (Cia C/6) e Sargento Koza (28º BC).