Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Assunção Adj Cmdo 6ª RM
Início do conteúdo da página

Assunção Adj Cmdo 6ª RM

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 15h01 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 15h52

Na manhã do dia 8 de fevereiro, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, reuniu oficiais e praças, no Quartel-General, em Salvador-BA, com a finalidade de presidir a solenidade de assunção de cargo de Adjunto de Comando da 6ª Região Militar (Adj Cmdo 6ª RM).

 

 

 

O primeiro Adj Cmdo 6ª RM, Subtenente Anselmo da Silva Melo, tem 45 anos de idade, conduta pessoal e competência profissional reconhecidas, destacada característica de liderança, e, anteriormente, desempenhava a função de Encarregado de Pessoal (S1) na Companhia de Comando da 6ª Região Militar.

"Inicialmente, fiquei surpreso por ter sido selecionado; depois, fiquei preocupado. A gente vai se inteirando das responsabilidades que a função traz. É um cargo novo com uma visibilidade grande, que está sendo implantado, atualmente, em todo o Brasil. Eu pretendo auxiliar, da melhor forma possível, o Comando da 6ª Região Militar, tanto na parte administrativa quanto na operacional, com ênfase no relacionamento interpessoal, solucionando, por exemplo, entraves de disciplina e de alocação de pessoal. O cargo de Adjunto de Comando possibilita, para a praça selecionada, capacitar-se para o exercício da função, o que pode gerar-lhe pontos na carreira, mas, para mim, o principal benefício é poder contribuir para a valorização da carreira de todos os graduados", externou o Subtenente Anselmo. 

 

 O cargo de Adj Cmdo, integrante do Estado-Maior Especial, foi implantado pela Portaria nº 142, do Estado-Maior do Exército, de 10 de maio de 2016 (EB20-D-01.035), após projetos anteriores que visavam a valorização da carreira das praças e da dimensão humana no Exército Brasileiro, frutos do processo de transformação da instituição para fortalecer o ambiente da mesma, diante de um cenário mundial globalizado e tecnológico.

 

 

 

Desde o Exército Português, passando pelas Batalhas dos Guararapes, no Brasil Colonial, até os grandes heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tombados durante a Segunda Guerra Mundial, Sargentos como Max Wolff Filho, foram evidenciados pelo seu senso de liderança em combate, cumprimento de missão e habilidade em obter resultados, sendo mediadores entre o Comando e a Tropa.

As principais atribuições do Adj Cmdo são: ressaltar os pilares de disciplina e hierarquia, incentivar os padrões de ética, valores e de comportamento militar entre seus pares e subordinados, sendo um facilitador na relação entre os oficiais e as praças, assessorando o Comando para a tomada de decisões pertinentes às questões que contribuam para a manutenção da motivação e do aprimoramento dos graduados; e que ratifiquem a integração dos mesmos e de seus dependentes com a família militar.

Fotos: Sgt Paulo Santos - Cia C/6ª RM

 

SUBTENENTE ANSELMO DA SILVA MELO

 

Foto: Ten Jaqueline - Cmdo 6ª RM

 

É natural de Aracaju-SE, onde nasceu em 12 de novembro de 1973. Ingressou nas fileiras do Exército em 30 de janeiro de 1995, na Escola de Sargento das Armas - Três Corações-MG.

Ao ser selecionado para assumir o cargo de Adjunto de Comando da 6ª Região Militar, desempenhava a função de Encarregado de Pessoal da Companhia de Comando da 6ª Região Militar.

É possuidor dos seguintes cursos:

- Infantaria, da Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações-MG;

- Aperfeiçoamento de Sargentos, na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta-RS;

- Perito Criminal, no 4º Batalhão de Polícia do Exército, em Recife-PE;

- Adjunto de Comando, na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), em Cruz Alta-RS;

- Estágio de seguranças de autoridades, na Companhia de Polícia do Exército da 6ª Região Militar (Cia PE 6ª RM), em Salvador-BA.

Principais funções exercidas:

- Monitor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 28º Batalhão de Caçadores (NPOR/28ºBC);

- Sargento Brigada do 28º Batalhão de Caçadores;

- Encarregado de material da Base Administrativa do 28º Batalhão de Caçadores;

- Encarregado de Pessoal da Companhia de Comando da 6ª Região Militar.

Foi promovido a Subtenente em 1º de junho de 2016 e agraciado com as seguintes condecorações: Medalha Militar com Passador de Prata, Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Prata e Medalha Sargento Max Wolf Filho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página