Campanha Setembro Amarelo
O suicídio já foi um tabu, um estigma na sociedade. O assunto é delicado e complexo e, por isso, por vezes, prevalece-se, erroneamente
a ideia de que "é melhor não tocar no assunto"
Atualmente, o suicídio é um dos temas mais debatidos na sociedade. No entanto, o tema ainda enfrenta dificuldades no sentido de promover a atenção ao sujeitos, a identificação de sinais de risco, bem como na busca de ajuda (acompanhamentos médicos e/ou psicológicos) para que àqueles que necessitam.
Diante de tal realidade, a campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudança de tal cenário.
O mês de Setembro foi escolhido como mês mundial de prevenção ao suicídio, tendo a cor amarela como simbolização. Assim, tem-se a Campanha Setembro Amarelo com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre o suicídio.
As ações mais comuns durante a campanha são a realização de palestras, debates, caminhadas, atividades diversas voltadas para a prevenção, além da circulação de cartazes, outdoors e materiais de divulgação e a iluminação dos pontos turísticos e edifícios públicos com a cor amarela.
A campanha enquadra-se nos objetivos propostos na Portaria nº 151-DGP, de 4 de agosto de 2016, no sentido de buscar a proteção da vida humana, esclarecer e sensibilizar de que o suicídio é um problema de saúde pública havendo meios de prevení-lo e estabelecer ações preventivas e protetivas, visando a promoção da saúde biopsicossocial, garantindo, assim, o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.
Nessa perspectiva, o Comando da 6ª Região Militar, por meio da Seção de Serviço de Assistência Social da 6ª Região Militar (SSAS/6), compreendendo a importância do cuidado à Família Militar na prevenção ao suicídio e atendendo aos objetivos da portaria anteriormente citada, adere à campanha Setembro Amarelo elaborando folder alusivo para divulgação, iluminando os Fortes e promovendo palestra socioeducativa.
Para maiores informações, encontra-se disponibilizada a cartilha “Falando abertamente sobre o suicídio” do Centro de Valorização da Vida. Leia e divulgue! Lembre-se: Falar é o melhor remédio.
Clique, aqui, para conferir a cartilha da Campanha Setembro Amarelo.