escolas apadrinhadas
6ª RM - Ao longo do ano de 2019, as Organizações Militares Diretamente Subordinadas a Vinculadas à 6ª Região Militares (OMDS/Vinc 6ª RM) têm realizado diversas atividades informativas, culturais e recreativas junto às suas escolas apadrinhadas, envolvendo os estudantes, professores e diretores das Instituições de Ensino (IE).
Em Paulo Afonso-BA, a 1ª Companhia de Infantaria (1ª Cia Inf) costuma promover visitas ao aquartelamento com passeio em viatura 5 Ton; pista de cordas; palestras sobre o ambiente operacional de caatinga, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Missão de Paz no Haiti; apresentação da Banda de Música da 1ª Cia Inf; e competições com entrega de medalhas.
Em Barreiras-BA, os estudantes são recepcionados pelo Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), nas visitas ao Batalhão e ocupam um lugar de destaque para prestigiar as solenidades militares.
Em Salvador-BA, militares do Hospital Geral de Salvador (HGeS), do 51º Centro de Telemática (51º CT), do Parque Regional de Manutenção da 6ª Região Militar (Pq R Mnt/6) e da Companhia de Comando da 6ª Região Militar (Cia C/6ª RM) visitam, periodicamente, as escolas apadrinhadas e ministram palestras sobre saúde e sobre a carreira militar, resumindo a história do Patrono do Exército, o Duque de Caxias, explanando o conhecimento sobre o Exército Brasileiro e as formas de ingresso na Força Terrestre; as áreas de atuação e a área protegida da fronteira brasileira; as armas, quadros e serviços do Exército, as atividades realizadas por cada segmento, ilustrando o momento com exposições de materiais de emprego militar, despertando o interesse, a curiosidade e sanando as dúvidas dos estudantes e professores.
A Cia C/6ª RM e o 6º Depósito de Suprimento (6º D Sup) também promovem visitas de grupos escolares ao aquartelamento com o objetivo de apresentar, aos corpos docente e discente, as instalações do quartel e algumas atividades realizadas pelo soldado do Exército Brasileiro. No 6º D Sup, a prática é executar movimentos de ordem unida com o grupo e entregar edições da Revista Recrutinha. Na Cia C/6ª RM, o Comandante da OM faz um passeio pelo quartel com os estudantes, apresentando-lhes as seções, as viaturas e a parte histórica (uniformes, monumentos, quadros, estátuas, etc.), culminando em registros fotográficos e brincadeiras com os personagens Recrutinha e Olivinha.
A Cia C/6ª RM e o 51º CT também costumam levantar as necessidades das escolas apadrinhadas em relação a serviços de manutenção de pintura, elétrica, hidráulica, de informática, etc. para o posterior emprego de mão de obra de militares, a fim de atender as demandas urgentes e proporcionar um ambiente físico mais adequado para o aprendizado das crianças e jovens envolvidos.
Proporcionar o contato dos estudantes com o dia a dia dos militares, além de facilitar o acesso às informações acerca do Exército Brasileiro, permite, à 6ª RM, contribuir com o desenvolvimento cognitivo e motor dos escolares e compartilhar, com estes, os sorrisos, o entusiasmo, a emoção e o sentimento de dever cumprido.
Fotos: 6ª RM