6ª RM realiza Operação Sucupira
A 6ª Região Militar, composta por Organizações Militares da Bahia e de Sergipe, realizou um exercício simulado, de 19 a 24 de outubro, no município de Itabaiana-SE, com o apoio dos órgãos de segurança pública do estado de Sergipe e da cidade de Itabaiana, bem como do Gabinete da Prefeitura do referido município. A atividade teve o objetivo de treinar a tropa para atuar em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme sua missão constitucional.
Durante a operação, foram executadas atividades de montagem de Postos de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), estabelecimento de Ponto de Segurança Estático (PSE), Operações de Busca e Apreensão (OBA), desobstrução de vias e exercício simulado de reintegração de posse. O constante treinamento para cumprir missões de GLO proporciona o preparo adequado da tropa para restabelecer as condições de normalidade, em áreas urbanas, quando existirem situações de conflito.
Denominado Operação Sucupira, o exercício contou com o emprego da Força de Contingência, coordenada pelo Centro de Coordenação de Preparo e Emprego da 6ª Região Militar (CCPE/6): o Batalhão Marechal Cantuária, o Batalhão Salvador e o Destacamento Logístico Forte São Pedro, em ações de GLO. Com um efetivo de, aproximadamente, 80 viaturas e 750 militares da Força Terrestre, além de integrantes das Forças Auxiliares que atuaram em conjunto com a tropa, esta pode concluir, com êxito, missões operacionais, alinhadas à vertente "Braço Forte".
Na vertente "Mão Amiga", o 28º Batalhão de Caçadores promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com outras entidades sergipanas. Esta ACISO teve como finalidade contribuir para o benefício da população do Município de Itabaiana-SE, oferecendo a prestação de serviços básicos nas áreas de saúde, educação, lazer e de cidadania, como nos casos de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação e atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.
Fotos: 6ª RM