Campanha Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco foi criada com o objetivo de promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, lembrando-os que os seres humanos são constituídos de razão e emoção (psíquico), em um equilíbrio. Assim, as vidas humanas são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais.
A campanha aproveita a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, buscando o investimento e a garantia da Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor.
Uma Campanha que, por meio dela em todo o Brasil e em outros países, cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições apontando a importância da atenção de todos para os cuidados consigo, com os outros e, também, para as lutas por políticas públicas em defesa da Saúde Mental de todos, focando no valor da subjetividade humana.
Existem sofrimentos que podem ser prevenidos. Dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem ser partilhados. Ensinamentos que podem ser difundidos em nome de sujeitos mais saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais.