Provas para EsPCEx
Nos dias 25 e 26 de setembro, o Exército Brasileiro realizou, em todo o território nacional, as provas do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Neste ano, foram mais de 37 mil inscritos para concorrer a 440 vagas.
Somente na Guarnição de Salvador, a 6ª Região Militar (6ª RM) contabilizou 1.282 inscrições, com três polos para aplicação de provas: Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), Colégio Militar de Salvador (CMS) e Colégio da Polícia Militar (CPM). Os portões das unidades que sediaram a fase das provas foram abertos às 10:30 h e a maioria dos candidatos chegou cedo para passar, com tranquilidade, por todas as etapas de triagem, como os protocolos sanitários preventivos, detecção de metais e identificação. Os portões foram fechados exatamente às 12:30 h, de acordo com o horário de Brasília. Em cada dia, o candidato teve um período de quatro horas e meia para resolver as questões, tendo sido dos módulos de Português, Física, Química e Redação, no primeiro dia; e de Matemática, Geografia, História e Inglês no segundo dia.
“Confesso que não esperava tanto. Tinha sempre alguém disponível para esclarecer todas as dúvidas, orientando para onde ir. Todos os protocolos sanitários foram seguidos. Por ser uma Instituição tão firme e respeitada, tinha tudo disponível. Foi perfeito”, salientou o candidato Mateus Matos, de 19 anos, analisando a organização do concurso após a realização da prova.
Desde 1992, as mulheres fazem parte da Força Terrestre, atuando nas áreas cientifico-tecnológica, de saúde e complementar. Em 2017, abriu-se a oportunidade do ingresso do segmento feminino, para oficial, no serviço de intendência ou no quadro de material bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende-RJ, com acesso, pela EsPCEx. “Eu escolhi a EsPCEx porque, para mim, a AMAN é a melhor [...] a partir do momento em que você se inscreve, você se esforça para conseguir esse futuro brilhante que a carreira militar promete [...] com esforço, força e muita dedicação”, contou a candidata Marina Vasconcelos, de 18 anos.
O candidato inscrito no concurso para oficial deve seguir algumas características*: ser brasileiro nato; ter concluído a 3ª série do Ensino Médio ou a concluir até a data da matrícula; ter idade entre 17 e 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter, no mínimo, 1,55 m de altura (mulher) e 1,60 (homem); possuir aptidão física e idoneidade moral. Estando apto, o candidato classificado tem um plano de carreira definido como Oficial do Exército Brasileiro, passando pela formação inicial, na EsPCEx, na cidade de Campinas-SP, podendo chegar até o posto de General de Exército.
O candidato Mateus Matos ainda declarou que sua vontade de seguir esse caminho vem desde criança: “Próximo a mim, não tem ninguém do meio militar; eu que sempre busquei essa experiência por mim mesmo. Eu venho de família humilde, pensei em ajudar minha família, e a carreira militar propõe isso. O salário é bom, o emprego é bom e digno. Eu assistia filmes e documentários sobre o Exército, sempre admirava e tinha orgulho; desde menino, sempre tive o sonho de usar a farda do Exército.”
O ingresso numa escola do Exército oferece preparação militar, vivência nacional, plano de carreira e estabilidade. Outros benefícios da carreira militar são: sistema de saúde próprio; sistema previdenciário diferenciado; residências funcionais, conforme disponibilidade; cursos de especialização e extensão; e oportunidades de missões no exterior.
“Tentei ingressar no Exército pelo serviço obrigatório, mas não obtive êxito. Depois dali, pesquisei e encontrei os concursos que o Exército disponibiliza. [...] Minha expectativa é a máxima possível. É o concurso dos meus sonhos. Passar para a EsPCEx e ingressar na AMAN é a melhor coisa que pode acontecer na minha vida”, expressou, sorridente e motivado, o candidato Ubiraci Souza, de 20 anos.
As etapas comuns do processo dos concursos são: exame intelectual, comprovação dos requisitos biográficos pelos candidatos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Os gabaritos das provas estarão disponíveis, no dia 27 de setembro de 2021, a partir das 18:00 h (horário de Brasília), site da EsPCEx, por meio do endereço eletrônico http://www.espcex.eb.mil.br/.
* Os pré-requisitos completos e detalhados estão disponíveis no Edital do concurso por meio do endereço eletrônico .http://www.espcex.eb.mil.br/downloads/concurso/Edital_Concurso_EsPCEx_2021-2022.pdf
Texto e Fotos: 1º Ten Jaqueline – Seção de Comunicação Social da 6ª Região Militar