Prevenção ao suicídio
Os números de mortes no mundo e no Brasil são grandes. Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), anualmente quase um milhão de pessoas morrem por suicídio em todo o mundo. No Brasil, as taxas anuais recentes apresentaram uma elevação e mais de 13 mil suicídios foram registrados no último ano, o que se configura como um problema de saúde pública e social. O assunto é envolto em tabus, por essa razão, falar sobre possíveis causas que levam ao ato suicida contribuirá para termos uma melhor compreensão sobre o assunto, favorecendo, então, a intervenção necessária e urgente para evitar os suicídios/tentativas, quando identificadas.
Neste sentido, o Exército Brasileiro, cujos integrantes representam um extrato amplo da sociedade, tem observado um crescimento exponencial de suicídios por militares e por seus dependentes, exigindo ações cada vez mais efetivas para interromper essa onda negativa na família militar, que afeta os seus integrantes e a própria instituição.
Visando a prevenção e a implementação de novas ações e estratégias para diminuir os casos de suicídio no âmbito da Força, o Exército Brasileiro realizou, então, pareceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, para realização de palestras no contexto das ações de educação em saúde em defesa da vida.
Nesse contexto, no dia 08 de MAR 22, a Seção de Assistência Social do Comando da 6ª Região Militar coordenou a palestra de “Sensibilização a Prevenção ao Suicídio e Automutilação”, ministrada pelo Dr Eliezer Luna Alencar Feitosa, psiquiatra, membro efetivo da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
O evento contou com a presença do o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, Comandante da 6ª RM, todos Cmt /Chefe /Diretor das OM, e seus Cmt Sub unidades. Foi transmitido ao vivo para todas as OM de fora da guarnição de Salvador.
Outra atividade que estamos realizando, é o ciclo de palestras falando sobre Educação Financeira, com o tema “Finanças Pessoais” e PVV (abordando qualidade de vida, suicídio, dependência química) para todos os conscritos recém-incorporados. Estiveram presentes durante a realização dessas atividades, mais de 500 soldados, representantes de cada OM da Guarnição de Salvador. Durante a palestra foram abordados assuntos relacionados ao: consumo consciente, orçamento, crédito superendividamento, investir/poupar, finanças em tempo de covid-19, aposentadoria, entre outros.